Foto: Geraldo Bubniak/AEN (Foto: Interativa FM 87)
O comércio varejista do Paraná cresceu 9,2% entre janeiro e outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nesta quinta-feira (12).
O resultado foi impulsionado pelo desempenho em outubro, quando o Paraná liderou o crescimento no Brasil. Nesse período, o estado registrou alta de 26,5% em relação ao mesmo mês do ano anterior, superando em quase dez pontos percentuais o Rio Grande do Sul (16,8%) e triplicando a média nacional de 8,8%.
Os números se referem ao comércio varejista ampliado, que inclui todos os segmentos do varejo, acrescidos da construção civil, do setor de automóveis e do atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.
No acumulado do ano, o Paraná é o quinto estado com maior alta do Brasil, atrás apenas de Amapá (18,2%), Paraíba (11,8%), Goiás (11,2%) e Distrito Federal (9,5%).
Em outubro de 2024, o Paraná liderou o crescimento da receita do comércio no Brasil, com um aumento de 30,3% em relação ao mesmo mês de 2023. O Rio Grande do Sul ficou em segundo lugar, registrando um crescimento de 21,4%. Na média nacional, o avanço foi de 13,5% no período.
Fonte: Band News Curitiba