(Foto: Interativa FM 87)
O Athletico anunciou, na noite desta segunda-feira, Maurício Barbieri como o novo técnico para a temporada 2025. O profissional inicia no dia 26 de dezembro a preparação do Furacão, que tem como principal objetivo no próximo ano o retorno à elite do futebol brasileiro.
Barbieri chega para substituir Lucho González, demitido após o rebaixamento no Brasileirão. O auxiliar técnico Maldonado, ex-volante de São Paulo e Cruzeiro, também chega ao CAT Caju, para integrar a comissão técnica do Athletico.
O novo treinador do Athletico tem 43 anos e acumula passagens por Flamengo, Vasco e Red Bull Bragantino. O último trabalho dele foi no Juárez, do México, de onde foi dispensado no fim de outubro. No lugar dele, o time mexicano contratou Martín Varini, que estava no Furacão.
No Brasil, antes de ir para o México, Barbieri trabalhou no Vasco junto da chegada da 777 Partners, empresa que administrava a SAF do Vasco. No Cruz-Maltino, ficou seis meses e teve um aproveitamento de 43%. Em 24 partidas, foram nove vitórias, quatro empates e onze derrotas.
Antes de fechar com Barbieri, o Athletico esteve perto de contratar Andrey Lopes, o Cebola. Atual auxiliar permanente do Palmeiras, ele esteve na casa do presidente Mario Celso Petraglia na semana passada e ficou de dar resposta. No entanto, a estabilidade no Palmeiras pesou. Sem tempo para esperar, o Furacão chegou ao nome do novo treinador, que foi oferecido e agradou o mandatário.
Carreira
Ainda nas categorias de base, Maurício Barbieri trabalhou no Osasco Audax e no Audax Rio até 2014. Ele também passou pelo antigo Red Bull Brasil, pelo Guarani e pelo Desportivo Brasil.
Em 2018, aos 36 anos, Barbieri trabalhou na comissão técnica do Flamengo e depois foi efetivado para a equipe principal. Foram 39 jogos, 19 vitórias, 11 empates e 9 derrotas no Rubro-Negro carioca, números que consolidaram o treinador no mercado nacional.
Em 2019, o Goiás, sob outra gestão, decidiu apostar no treinador, que acabou demitido mesmo com 73% de aproveitamento em 20 partidas – a perda do título goiano para o Atlético-GO pesou bastante na decisão.
Maurício Barbieri ainda treinou o América-MG e o CSA antes de chegar ao Bragantino, onde teve seus melhores resultados. Em três anos, o técnico dirigiu o time paulista em 160 jogos, foi vice-campeão da Copa Sul-Americana e também levou o Bragantino à disputa da Libertadores de 2022.
De olho em 2025
Após o rebaixamento, o Athletico iniciou uma reformulação no departamento de futebol, com a saída de oito profissionais, entre eles o técnico Lucho González, o diretor técnico Paulo Autuori e o gestor desportivo Paulo Miranda. Além disso, o Furacão oficializou Rodrigo Possebon como novo diretor de futebol.
Pensando em campo, o planejamento do Athletico para 2025 foi alterado, e o início da pré-temporada foi antecipado. O elenco principal volta aos trabalhos no dia 26 de dezembro, no CT do Caju. Inicialmente, a reapresentação do grupo estava marcada para o dia 8 de janeiro.
A estreia no Campeonato Paranaense será no dia 14 de janeiro, contra o Paraná Clube. O Furacão iniciará o estadual com uma base sub-20. Além do estadual, o time terá a Copa do Brasil e a Série B.
Fonte:GE Paraná