Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 (41) 99289 8977

Encontre o que deseja

NO AR

Prog PAULO UBIRATAN

    Brasil

Câmara aprova política pública para atender cuidador familiar

Publicada em 16/05/23 as 13:20h por Priscila Franco - 115 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução/ Márcio Barros)
Foi aprovado na Câmara Municipal de Curitiba o projeto de lei que estabelece a política pública para cuidadores familiares, garantindo seu acesso aos programas públicos de educação profissional, geração de emprego e renda, estímulo ao empreendedorismo e intermediação da mão de obra.

De autoria do vereador Jornalista Márcio Barros (PSD), o projeto propõe que os cuidadores familiares, que muitas vezes precisam abandonar os estudos e o emprego para se dedicar exclusivamente a um familiar vulnerável, sejam apoiados por até dois anos após o falecimento ou internação do familiar assistido.

Diversas pesquisas mostram que cerca de 80% dos cuidadores familiares são mulheres, sendo que mais da metade delas abandonam o emprego e dificilmente tem tempo para atividades esportivas ou de lazer.

Márcio explica: “O cuidador geralmente é pego de surpresa. É o filho que nasce com uma doença rara e precisa dos cuidados exclusivos da mãe e segue assim durante toda a vida, ou o idoso que descobre uma doença degenerativa, e precisa ser assistido de forma integral”.

A proposta do projeto é que a Fundação de Ação Social, que já desempenha esse trabalho, tenha um olhar especial para essas pessoas em dois momentos. Primeiro, reconhecendo que, mesmo dedicando-se ao cuidado, o cuidador também precisa cuidar de sua própria saúde física e mental. E segundo, quando a pessoa assistida falece, fornecendo o suporte necessário para que o cuidador possa reintegrar-se ao mercado de trabalho.

Para concluir o projeto, foram realizadas várias reuniões com cuidadores familiares e servidores da Fundação de Ação Social (FAS).

O projeto foi construído a partir de conversas, assim como de reuniões com a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, e outros servidores. Houve consenso para que os cuidadores se sintam amparados e para que a FAS possa implementar o projeto.

O projeto foi aprovado pela maioria dos vereadores e agora segue para a aprovação do prefeito Rafael Greca.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 (41) 99289 8977

Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!